segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cultura da Convergência

Atualmente, já nos acostumamos com a convivência em um 'emaranhado' de mídias e suportes tecnológicos, onde a interação desses meios, forma a famosa cultura da convergência em mídias.
E a interação entre as mídias acabou se tornando um grande interesse as empresas que lucram mais podendo difundir seus produtos e serviços através de diversos canais de informação.
Um livro que relata claramente esse processo, é a 'cultura da convergência de Henry Jenkis em que ele discorre sobre a convergência de mídias, sobre redes sociais, sobre a sociedade baseada em informação e conhecimento; mídias antigas em declínio devido a sua passividade e falta de interatividade, mídias atuais e interativas tomando seu lugar no mercado.
Onde, segundo Henry Jenkin convergência é: “Por convergência refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam”.
E de certa forma, todos os assuntos abordados nesse blog anteriormente (as diferentes formas de disseminação da informação), interagem com essa denominada cultura de convergência.
Concluo assim, que esse meio dinâmico e muitas vezes competitivo, só tende a crescer cada vez mais, onde essa interligação pode ser vista como uma única rede de comunicação, agilizando e facilitando a disseminação e a procura de informações.
E para ilustrar esse post, resolvi colocar a capa do livro de Jenkins.
p.s.: apesar do fim da disciplina, não pretendo abandoná-los por enquanto! xD

Referências:

JENKINS, Henry. Cultura da convergência In: ______. [New York]: Aleph, Tradução: Suzana Alexandria, 2008, 29 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário