quinta-feira, 12 de agosto de 2010

VLOG, o 'novo' fenômeno.


Para o primeiro post, não achei nada mais perfeito de escrever do que sobre ‘vlog’, uma ferramenta de informação que é uma das mais ‘novas’ sensações da internet. Vlog (Videoblog, Videolog ou Videoblogue) é uma variante de weblogs (os famosos blogs) que cujo conteúdo principal consiste em vídeos onde a estrutura geralmente é similar à de weblogs e fotologs.
O primeiro registro que se tem de ‘vlog’ na internet, data do começo do ano de 2000 e foi criado por Adam Kontras. Atualmente, no Brasil os canais de ‘vlogs’ de mais sucesso são os dos ‘vlogueiros’ Ronald Rios, PC Siqueira, Felipe Neto e entre outros, no qual seus vídeos já somavam milhões de visitantes em poucos meses de existência.
Em geral, um ‘vlog’ é um site pessoal que possui atualizações freqüentes por uma ou mais pessoas (popularmente conhecidas por ‘vlogueiros’ ou ‘vloggers’) onde são exibidos vídeos diretamente em uma página, sem a necessidade de se fazer download do arquivo. Esses vídeos são feitos e produzidos pelo próprio “vlogueiro”. Geralmente, o cidadão senta diante da câmera (ou outros aparatos filmadores) e fala sobre infinitos assuntos; conta detalhes de sua vida pessoal; relata como foi o dia; faz referências a amigos, familiares, estudo; etc. Enfim, os assuntos e temas debatidos nos vlogs são imensos e também podem ir desde política até cultura. Normalmente os “vlogueiros” encaram os assuntos de uma maneira mais divertida e não é regra manter apenas um foco sobre determinado assunto em um vídeo.
Alguns ‘vlogueiros’ tem consciência de que a informação que é passada aos internautas, vai mais além da diversão e entretenimento, muitas vezes servem também de referência cultural e social.
Alguns dias atrás, o ‘vlogueiro’ PC Siqueira, escreveu em seu twitter sobre o assunto: “...Não tenho intenção nenhuma com o vlog, mas as pessoas acham motivos por elas mesmas para extrair algo.(...) Sei lá que tipo de responsabilidade isso acarreta, mas as vezes parece que faço algum tipo de bem sem querer.”
Existem serviços de hospedagem (alojamento) de ‘vlogs’ gratuitos, que permitem que pessoas sem conhecimentos de edição de páginas possam publicar seus ‘vlogs’ na Web. O site gratuito mais famoso e mais usado de compartilhamento de vídeos é o youtube.
E para ‘fechar com chave de ouro’ esse post sobre ‘vlogs’, vou mostrar um vídeo do PC Siqueira.



Referências:

Portais, http://www.portais.ws/?page=art_det&ida=2627, Janeiro, 2010. Data de acesso: 21/08/2010.

PC Siqueira; Vlogs e Embalagens Malditas, http://www.youtube.com/watch?v=zqd-Wu6x7cU&feature=player_embedded, Abril, 2010. Data de acesso: 21/08/2010.

Wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Videoblog, Agosto, 2010. Data de acesso: 21/08/2010.

MARINI, EDUARDO. Blog do Eduardo Marini, http://noticias.r7.com/blogs/eduardo-marini/2010/05/06/voce-sabe-o-que-e-vlog-tem-um-diario-em-video-na-internet-beleza-mas-tome-muito-cuidado-para-nao-correr-riscos/, Maio, 2010. Data de acesso: 21/08/2010.

A Saber, http://www.asaber.com.br/tag/como-criar-um-vlog/, Julho, 2010. Data de acesso: 21/08/2010.

Um comentário: