Repositórios de vídeos, são sistemas de captura, tratamento, organização e recuperação de informação multimídia (vídeos), onde se é possível obter vídeos para diferentes usos; são importantes fontes de pesquisa; podem ser utilizados em diferentes áreas do conhecimento; são serviços que podem ser oferecidos por instituições comerciais ou não, gratuitos ou não e hoje em dia, há, por exemplo, empresas que produzem vídeos (educativos, para treinamento etc.) e os disponibilizam em seus repositórios, a um determinado custo. Logo, os repositórios de vídeos, podem ser considerados também, como bancos ‘multimídias’ de informação.
Em relação a repositórios de vídeo e educação, acredito que a exibição de vídeos em aula, é uma forma alternativa de didática em que auxilia muito o professor com a ilustração e dinâmica na definição de um conteúdo.
Devido a grande escala de utilização de vídeos online como recurso educativo, os professores passaram a procurar bons vídeos educativos para difundirem aos seus alunos. (Sendo eles meramente informativos ou completamente conceituais, a utilização do vídeo na Educação nunca esteve tão acessível como nos dias atuais.) Assim, vendo esse vasto mercado, a Google lançou o YouTube-Edu, na qual tem como objetivo principal a difusão de vídeos de habilidades educacionais (especializados, qualificados ou apenas vídeos feitos pelos próprios professores), servindo então como um certo apoio a educação.
Outros repositórios de vídeos educacionais conhecidos são: Academic Earth, Ciência Viva TV (CvTv), Zappiens e etc...
Fundado em fevereiro de 2005, o YouTube é a comunidade de vídeos on-line mais popular do mundo, permitindo que milhões de pessoas descubram, assistam e compartilhem vídeos criados originalmente. O YouTube oferece um fórum para as pessoas se conectarem, se informarem e inspirarem outras pessoas no mundo todo e age como uma plataforma de contribuição para criadores de conteúdo original e grandes e pequenos anunciantes.
Referências:
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 5: Repositório de vídeos. Informações em mídias digitais, 1 transparência, [2010], 20 p. Disponível em:
YOUTUBE. Sobre o Youtube. 2010. Disponível em: < http://www.youtube.com/t/about > . Acesso em: 18 out. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário